DIGA NÃO AO AUMENTO!!! E SIM À QUALIDADE...

A UMES em conjunto com a UEP, UBES e UNE manifestam posição contrária a qualquer aumento nas passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife e convocam a toda a população para participarem do movimento “Diga NÃO ao aumento!!! E SIM à qualidade”.



Promovemos o ponta pé das mobilizações contra o aumento de passagens e reafirmando um SIM acerca da melhoria do sistema de transporte público em Pernambuco, mostramos que temos propostas e faremos um debate qualificado, apontando soluções, fizemos um grande ato hoje na Av. Conde da Boa Vista, fechando-a e conseguindo total apoio da sociedade.

É uma provocação para com a população da RMR, esse aumento homologado sem discussão prévia. Mais uma vez o conselho se reúne tendo o principal ponto de pauta o aumento de passagens. Entendemos que o aumento de 6,14% não respondeu aos abusivos 30% propostos inicialmente pelos empresários, mas esse aumento coloca de fora do Sistema Público de Transporte parte significativa da população, que cada vez mais utiliza meios de transportes alternativos por não caber no orçamento familiar o custo com o transporte. Isso reflete na dificuldade de acesso dos estudantes às suas escolas e universidades assim como à cultura, esporte e lazer.

O problema do financiamento do Sistema Público de Transporte não pode se resumir apenas às onerações das tarifas que prejudicam o conjunto da população, sobretudo porque a justificativa do setor do empresariado de transporte é sempre a melhoria da qualidade nos ônibus, coisa que os usuários não percebem. Achamos sim, que deve existir subsídio governamental para o transporte público, já que a manutenção do sistema é responsabilidade de Estado.

O Grande Recife consórcio de transportes não pode seguir a mesma receita da falida Empresa Metropolitana de Transporte Urbano – EMTU, que só se apresentava a sociedade para aumentar as passagens, precisa ampliar sua pauta, discutindo as melhorias do transporte público, ampliação das frotas, qualidade do transporte para os usuários.

Reivindicamos:

- Redução das Tarifas Já!

- Garantia do Passe-Livre Estudantil

- Ampliação das Frotas

- Diminuição do tempo de espera

- Ampliação dos Postos de Passe Fácil

- Aumento do número de integrações



CONVOCAMOS A TODOS PARA PARTICIPAREM DA MANIFESTAÇÕES:



“DIGA NÃO AO AUMENTO!!! E SIM A QUALILDADE...”



 
© 2010 | UNIÃO METROPOLITANA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS