Avança a Integração Latino-Americana e Caribenha

Os povos e governos da América Latina e do Caribe estão reunidos em várias cúpulas na Bahia. Os encontros tratam da crise financeira internacional, nascida no berço do Neoliberalismo; dos avanços da integração e da solidariedade entre as nações, e do combate ao Imperialismo e suas velhas e novas investidas, representas pela Base de Guantânamo e a tentativa de reativação da Quarta Frota.

A “Declaração da Bahia”, documento final da Cúpula dos Povos do Sul, reafirma essas opiniões. “Chamamos os povos da América Latina e do Caribe à mobilização para avançar na integração regional e na preservação das conquistas realizadas e da democracia, construindo alternativas de mudança social que nos permitam a realização de uma sociedade mais justa, eqüitativa e soberana”, diz o texto aprovado.

O texto também defende a união dos países da região no enfrentamento a crise, “...consideramos que a saída à crise econômica global deve ter como resposta estratégica a integração soberana dos países da região e a construção de uma nova ordem internacional econômica, financeira, baseada na solidariedade, na justiça e no respeito à natureza; que valorize o trabalho e que incentive o direito ao desenvolvimento sustentável dos países do Sul...”

“Pedimos a plena reintegração de Cuba à comunidade latino-americana e caribenha, a eliminação do bloqueio à Ilha e a liberdade para os Cinco Patriotas Cubanos presos injustamente nos cárceres dos Estados Unidos”, reforça o documento.


A íntegra do documento será levada para a 1ª CALC (Cúpula de Presidentes da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento), que acontece na Costa do Sauípe, também na Bahia.


A Cúpula de Presidentes também vem sendo marcada pela Solidariedade entre as nações e o combate ao Imperialismo. Em sua intervenção o presidente boliviano Evo Morales propôs que os presidentes ali presentes “dessem um prazo ao novo governo dos Estados Unidos para que suspenda o bloqueio (a Cuba)”.


JUVENTUDE marca presença


Além de participar ativamente das Cúpulas e da Marcha pela Unidade Latino-Americana e Caribenha que reuniu cerca de 10 mil manifestantes, a juventude, em especial os estudantes organizados pela OCLAE (Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes), já traçam planos para o avanço da integração, visando já o Acampamento da Juventude no Fórum Social Mundial 2009, que acontecerá no Brasil, de 27 de janeiro a 1° de fevereiro em Belém do Pará.



De Recife,

Tiago Oliveira.


 
© 2010 | UNIÃO METROPOLITANA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS